Teses defendidas

 

2020

Aline Leal Cortês. A doxiciclina atenua a progressão da lesão renal causada pela isquemia-reperfusão. Orientador: Lucienne da Silva Lara Morcillo. Coorientador: Paulo de Assis Melo.

 

Débora Inácio Leite Firmino Marinho. Novos derivados indolínicos como potenciais multialvos frente a coinfecção HIV-TB . Orientadores: Profa. Dra. Núbia Boechat /Profa. Dra Monica Macedo Bastos. 

Débora de Souza dos Santos Costa. Arilnitronas: síntese, avaliação das atividades neuroptotetora e antiparasitária, e avaliação de parâmetros farmacocinéticos in vitro e in vivo. Orientador: Paulo Roberto Ribeiro Costa. Coorientador: Ayres G. Dias.

Glaucia de Azevedo Thompson de Souza.Liberação de redes extracelulares de DNA por neutrófilos humanos isolados em resposta ao fungo Histoplasma capsulatum var. capsulatum. Orientador: Josiane Sabbadini Neves.

Patrícia Félix Rolo Gonçalves. Consequências da exposição a canabinóides e nicotina durante o desenvolvimento do sistema nervoso central: fatores de risco para esquizofrenia?  Orientador:  Gilda Ângela Neves. Coorientador:  Newton Gonçalves de Castro.


 

2019

Ananssa Maíra dos Santos Silva. Reversão da disfunção ventricular esquerda e muscular esquelética pelo tratamento com inibidor da pde5 e agonista do receptor da adenosina a2a em modelo de hipertensão arterial pulmonar em ratos. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Orientador:  Roberto Takashi Sudo. Coorientador: Gisele Zapata-Sudo.

Bruna Maria Castro Salomão Quaresma. Hiperplasia Prostática Benigna: revisitando aspectos farmacológicos e fisiopatológicos. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: François Noël;  Coorientador: Cláudia Lúcia Martins da Silva.

Carolina Carvalho Guilhom. Tibouchina granulosa como possível tratamento para endometriose. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Orientador:  Patricia Dias Fernandes.

Gisele Barbosa. Estudo do perfil de farmacoabilidade, efeito citotóxico e mecanismo de ação de novos homólogos de LASSBio-1586. 2019. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Lidia Moreira Lima.

Jhonatha da Mota Teixeira Cruz. Neutralização dos efeitos in vitro e in vivo do veneno de Apis mellifera: desenvolvimento de soro antiapílico. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo de Assis Melo. Coorientador: Luis Eduardo Menezes Quintas

Jorge Luis Amorim. N-Araquidoil-5-Hidroxitriptamida e N-Behenoil-5-Hidroxitriptamida: Avaliação e Comparação do Perfil Antinociceptivo e Anti-Inflamatório. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patricia Dias Fernandes.

Livine Dias Azevedo. Novos espiro derivados do imatinibe como potenciais antimieloproliferativos em células K562. 2019. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal) - Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nubia Boechat Andrade.

2018

Amanda da Costa Cotias. Novo análogo da Bupivacaína otimizado para terapia antiasmática. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marco Aurélio Martins.

Gina de Castro Couto. Efeitos da Vigabatrina nas Correntes Nicotínicas e na Viabilidade de Neurônios Hipocampais de Rato. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Newton Gonçalves de Castro.

 

Luiz Eduardo Reina Gamba. Desenho & síntese de novos hipoglicemiantes inibidores de dpp4. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro.

Luis Eduardo Reina Gamba. Desenho e síntese de novos hipoglicemiantes inibidores de DPP4. 2018. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Lidia Moreira Lima.

Matheus da Silva Tavares Henriques. Efeitos da condroitina fucosilada e do derivado Acilhidrazônico LASSBio 785 sobre as Atividades do veneno de Apis mellifera. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo de Assis Melo.

Natália de Morais Cordeiro. Efeito do LASSBio-1524 e seus três análogos na resolução da colite experimental e produção de mediadores inflamatórios. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patricia Dias Fernandes.

Thais Biondino Sardella Giorno. n-Octadecanoil-5-hidroxitriptamida: Uma Nova Amida da Serotonina Com Efeitos Antinociceptivo e Anti-Inflamatório. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Patricia Dias Fernandes.

2017

Ciro Gonçalves e Sá. Planejamento, Síntese e Avaliação Farmacológica in vitro de Novos Compostos N-Arilpiperazínicos Candidatos a Protótipos Antipsicóticos. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Carlos Alberto Manssour Fraga.

Fabiana Sélos Guerra. Estudo do papel das rafts lipídicas e das Rho-cinases na migração de células tumorais de mama. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patricia Dias Fernandes.

Fernando Chagas Patrão-Neto. Lesão e resposta inflamatória aguda induzida por peçonhas de serpentes: antagonismos pelo extrato de Eclipta prostrata, wedelolactona e dexametasona. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo de Assis Melo.

Josenildo Segundo Chaves. Avaliação farmacológica de derivados sulfonilhidrazônicos (LASSBio-1772 e LASSBio-1773) nas complicações do diabetes induzido por estreptozotocina. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gisele Zapata-Sudo.

Priscilla Helena D'Almeida de Souza Santana. Atividade antiofídica do extrato de Sphagneticola trilobata. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo de Assis Melo.

Rafaela Ribeiro Silva. Avaliação in vitro de novos candidatos a fármacos com diferentes mecanismos para o tratamento de desordens psiquiátricas. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francois Germain Noel

Sabrina Ribeiro Gonsalez. Avaliação do LPA e do pós-condicionamento isquêmico sobre a prevenção do estresse do retículo endoplasmático em ratos Wistar submetidos ao processo de isquemia e reperfusão renal.. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Lucienne da Silva Lara Morcillo.

Tiago Fernandes da Silva. Estudos e desenho de novos derivados N-acilidrazônicos. 2017. Tese (Doutorado em Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro.

Valdirene de Souza Muniz. Liberação Extracelular de Redes de DNA por Eosinófilos Humanos em Resposta ao Fungo Oportunista Aspergillus fumigatus. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Josiane Sabbadini Neves.

2016

Allan Kardec Nogueira Aguiar. Identificação de Novos Candidatos a Fármacos e de Novos Alvos Farmacológicos para o Tratamento da Disfunção Cardíaca. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gisele Zapata-Sudo. Coorientador: Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro.

Aparecida Marcelino de Nazareth. Receptores Nicotínicos em Macrófagos: Caracterização da Resposta Imediata. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Newton Gonçalves de Castro.

Bruna Lima Roedel dos Santos. Estudo da participação dos receptores de adenosina tipo 1 e 3 nos disturbios nociceptivos da neuropatia diabética. 2016. Tese (Doutorado em Farmacologia e Química Medicinal) - Instituto de Ciências Biomédicas - UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Luisa Palhares de Miranda.

Bruno Lemos Cons. Avaliação do efeito de polianiontes na citotoxicidade aguda e regeneração após lesão induzidos pela peçonha de Bothrops leucurus. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo de Assis Melo.

Daniel do Nascimento Amaral. Descoberta de novos híbridos moleculares inibidores de EGFR e/ou VEGFR2. 2016. Tese (Doutorado em Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lidia Moreira Lima. Coorientador: Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro.

Katharinne Ingrid Moraes de Carvalho. Estudo do Potencial Antiasmático de Novos Derivados do Anestésico Local Mexiletina. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marco Aurélio Martins.

Paula Alvarenga Borges. Lesão cutânea induzida por bothrops jararacussu: tratamento com heparina.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Paulo de Assis Melo.

Roberta Tesch. Estudos estruturais sobre a enzima GSK3β e identificação de um novo inibidor: LASSBio-1806. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Manssour Fraga.

Thais Emanoelle Tavares Pompeu. Mecanismo de ação do lassbio-579, um derivado n-fenilpiperazínico eleito candidato a fármaco antipsicótico atípico. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francois Germain Noel.

2015

 

Carlos Eduardo da Silva Monteiro. Estudos farmacológicos de novos agentes analgésicos. 2015. Tese (Doutorado em Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro.

Éverton Tenório de Souza. Estudo para identificação de novos compostos sulfonamídicos eficazes no controle da inflamação pulmonar causada por sílica em camundongos. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patricia Machado Rodrigues e Silva Martins. Coorientador: Lidia Moreira Lima.

Ewerton Alves Portela dos Santos. Estudo do Mecanismo de Ação Anti-inflamatório de Protótipos Candidatos a Fármaco Para o Tratamento da Artrite Reumatoide. 2015. Tese (Doutorado em Farmacologia e Química Medicinal) - Instituto de Ciências Biomédicas - UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Luisa Palhares de Miranda.

Jéssica Barbosa do Nascimento. LDT3 e LDT5, antagonistas multi-alvo de adrenoceptores α1A/1D e receptores 5-HT1A, inibem a proliferação de células prostáticas hiperplásicas humanas, a contração prostática e o aumento da pressão. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cláudia Lúcia Martins da Silva. Coorientador: Francois Germain Noel.

Luciana Silva do Amaral. Caracterização dos mecanismos envolvidos na seletividade funcional de bufadienolidos. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luis Eduardo Menezes Quintas.  Coorientador: Francois Germain Noel.

Luiza Villarinho Prereira Mendes. Ca2+ - ATPases em Processos de Desnutrição: Alvo Molecular Chave para o Desenvolvimento da Insuficiência Cardíaca em Ratos Adultos?. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucienne da Silva Lara Morcillo.

Marcos Monteiro Machado. A fucose sulfatada é essencial para a condroitina fucosilada inibir a citotoxicidade do veneno de Bothrops jararacussu e suas toxinas. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Paulo de Assis Melo.

2014

 

Fernanda Chagas da Silva. Novo Candidato a Protótipo de Fármaco Antagonista Dual de Adrenoceptores Alfa1A/D e Receptores 5-HT1A para o Tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cláudia Lúcia Martins da Silva . Coorientador: Francois Germain Noel.

Guilherme Carneiro Montes. Investigação da Atividade de Derivados N-metil-Acilidrazônicos (LASSBio-1359 E LASSBio-1289) no Sistema Nervoso Central. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Gisele Zapata-Sudo.

 

Leandro Louback da Silva. Seleção e estudo de derivados N-acilidrazônicos estruturalmente diversos sobre mediadores inflamatórios participantes de doenças vasculares. 2014. Tese (Doutorado em Farmacologia e Química Medicinal) - Instituto de Ciências Biomédicas - UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Ana Luisa Palhares de Miranda.

Matheus da Silva Tavares Henriques. Estudo de antagonistas do veneno de Apis mellifera. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo de Assis Melo.

Fale Conosco:

Fone: +55 (21) 3938-6480

E-mail coordenaçãoicbppgfqm@gmail.com

E-mail secretaria: posgradpfqm@gmail.com

Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L - CCS/UFRJ - Rio de Janeiro (RJ), CEP: 21941-902