top of page

Affiliate Professors

Professors, newly-graduated doctors (having graduated less than 10 years ago), working in research, education and tutoring students, always in tune with PPGFQM's mission, vision, and strategic objectives. Professors who can contribute to the creation of new lines of research, besides strengthening the already existing ones, to better form human resources and qualify the Program’s scientific and technological production. While also contributing to the insertion of PPGFQM in society, conferring regional, national and international visibility to it.

Foto perfil Marina.jpg

Marina Amaral Alves

Professora Adjunta do Instituto de Pesquisas Naturais Walter Mors / UFRJ

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0945374845574106

ORCID//orcid.org/0000-0002-8188-5554

Laboratório: Laboratório de Metabolômica (LabMeta/LADETEC/IQ-UFRJ)

Telefone: 3938375

EndereçoAvenida Carlos Chagas Filho, 373. Prédio do CCS, Cidade Universitária  

E-mail: marina.amaral@ippn.ufrj.br 

Bio: É Professora Adjunta no Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais Walter Mors da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPN/UFRJ). Farmacêutica formada pela Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2010) com Especialização em Indústria Farmacêutica (FF/UFRJ) (2015). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Química pelo Instituto de Química da UFRJ, na especialidade Química Medicinal. Trabalhou como Pesquisadora (2016-2019) no Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico ? LADETEC-IQ/UFRJ na área de Cromatografia e Espectrometria de Massas com ênfase em análise de controle de dopagem e metabolômica. Realizou pós-doutorado (2019-2021) no Turku BioScience, Universidade de Turku (UTU), Finlândia, na aplicação da Metabolômica e Lipidômica em pesquisas biomédicas relacionadas na identificação de vulnerabilidades de doenças associadas a diferentes fenótipos metabólicos ou suas comorbidades. Suas principais áreas de pesquisa são as aplicações da Metabolômica e Lipidômica por cromatografia e espectrometria de massas em pesquisas biomédicas integrativas, particularmente na compreensão aprofundada dos fenótipos metabólicos na saúde e na doença para implementação da medicina personalizada. Possui interesse nos estudos envolvendo o progresso e desenvolvimento de doenças humanas e a microbiota intestinal, além da compreensão de doenças metabólicas, estudos de metabolismo e a descoberta de possíveis biomarcadores.

Linha de Pesquisa: Estudo de metabolismo de protótipos de fármacos; Otimização de métodos analíticos por cromatografia líquida/ gasosa e espectrometria de massas; Metabolômica; Lipidômica; Estudo relação microbiota intestinal X hospedeiro; Erros Inatos do Metabolismo.

bottom of page