Disciplinas Obrigatórias do Mestrado:

BMF712 – Treinamento Didático I

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Treinamento didático dos alunos sob a supervisão de professor responsável e do orientador do aluno. Os alunos deverão participar de seminários e aulas práticas oferecidas aos estudantes de graduação e deverão preparar e ministrar uma aula teórica sob a supervisão do corpo docente do programa de farmacologia sobre um tema escolhido pelo coordenador.  A avaliação é feita por uma comissão de professores do PPGFQM.

 

BMF717 – Jornal de Dados

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: O aluno deverá apresentar seminários sobre artigos científicos, assim como sobre dados experimentais pessoais, sendo orientado por diferentes professores do curso e julgado pelos professores presentes.

 

BMF731 – Trabalho Experimental I

Carga Horária: 90 horas – 6 créditos

 

Ementa: O aluno será avaliado pelo professor orientador quando iniciar a parte experimental do seu trabalho de Tese/Dissertação (segundo e terceiro semestre do curso).

BMF732 – Trabalho Experimental II

Carga Horária: 90 horas – 6 créditos

Ementa: O aluno será avaliado pelo professor orientador quando completar a parte experimental do seu trabalho de Tese/Dissertação (terceiro e quarto semestre do curso).

BMF750 – Bioética, biossegurança e boas práticas com animais de experimentação

Carga Horária: 30 horas – 2 créditos

Disciplinas Obrigatórias do Doutorado:

BMF755 – Treinamento Didático II

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Treinamento Didático dos alunos de Doutorado que deverão, sob a orientação e supervisão de professor responsável e do orientador, preparar e ministrar aulas teóricas e participar de seminários e aulas práticas em classe aplicadas regularmente às disciplinas de graduação em farmacologia de cursos (Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Ciências Biológicas – Modalidade Médica), oferecidos pela UFRJ. A avaliação incluirá a análise do professor responsável pelo curso e uma enquete dos alunos.

 

BMF812 – Treinamento Didático III

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

 

Ementa: Treinamento Didático dos alunos de Doutorado que deverão, sob a orientação e supervisão de professor responsável e do orientador, preparar e ministrar aulas teóricas e participar de seminários e aulas práticas em classe aplicados regularmente às disciplinas de graduação em farmacologia, oferecidos pela UFRJ.

BMF831 – Trabalho Experimental III

Carga Horária: 180 horas práticas – 12 créditos

Ementa: Trabalho experimental de Doutorado, avaliado pelo docente orientador quando o aluno completar a parte de resultados experimentais da tese.

Código da Turma: 8672

 

BMF750 – Bioética, biossegurança e boas práticas com animais de experimentação

Carga Horária: 30 horas – 2 créditos

Disciplinas eletivas:

BMF701 - Estudos avançados em Inflamação Pulmonar
Créditos: 30 horas - 2

Ementa: O curso visa fornecer princípios básicos acerca de mecanismos envolvidos no disparo, manutenção e resolução do processo inflamatório e abordar aspectos específicos de doenças pulmonares inflamatórias crônicas.​

 

 

BMF702 — Seminários do Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Discussões de trabalhos científicos serão realizados semanalmente sob a coordenação do responsável pela disciplina. Apresentação e discussão de trabalhos científicos publicados em revistas especializadas internacionais. Apresentação de resultados originais sob forma de seminários seguidos de debates. Seminários de atualização e revisão.

BMF-704 – Seminários do Laboratório de Hipertermia Maligna
Carga Horária: 90 horas – 6 créditos

Ementa: Discutir os artigos de revisão e atualização sobre Hipertermia Maligna e apresentação de resultados experimentais obtidos pelo laboratório.

BMF706 — Métodos em Farmacocinética

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

 

Ementa: Fundamentos das vias de administração de fármacos; distribuição e eliminação (efeito de pH na eliminação de ácidos fracos); construção de curvas dose-efeito e investigação da relação dose-efeito in vivo e in vitro; demonstrar os princípios de interações farmacológicas.

BMF708Pesquisa de Dissertação de Mestrado

Carga Horária: 0 horas – 0 créditos

Ementa: Trabalho individual de pesquisa sob supervisão do orientador acadêmico. Obrigatória para alunos com créditos de disciplinas já concluídas.

 

BMF711 – Seminários em Imunofarmacologia

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Os seminários são apresentados por todos os alunos do laboratório (IC, mestrandos e doutorandos) sobre temas relacionados aos seus projetos. Essa disciplina tem como objetivo estimular os alunos à leitura de trabalhos recentemente publicados, assim mantendo-os atualizados.

BMF-713 – Tópicos Básicos em Farmacologia
Carga Horária: 30 horas – 2 créditos

Ementa: Abordagem de temas básicos objetivando o nivelamento de conhecimento em Farmacologia: princípios de cinética e farmacodinâmica; quantificação de efeitos; efeitos sistêmicos.
OBS: A disciplina visa atender alunos interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal ou alunos da PG que tiveram formação deficiente em Farmacologia na Graduação.
Referência Bibliográfica: Goodman & Gilman – 11ª Edição

BMF714 – Seminários Avançados do Laboratório de Inflamação

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: As apresentações são realizadas por alunos do laboratório, tendo como base os temas dos projetos desenvolvidos, incluídos tanto resultados obtidos, bem como artigos científicos publicados em periódicos internacionais. Ao final é feita uma discussão geral, visando a atualização da literatura e o processo de formação acadêmico-científica de qualidade.

 

BMF719 – Farmacologia Molecular de Receptores Ionotrópicos

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Classificação. Métodos de estudo: eletrofisiologia, ensaios de ligação, fluxo de isótopos, fluorimetria de íons e biologia molecular. Estrutura molecular. Cinética microscópica da interação fármaco-receptor. Receptores ionotrópicos de acetilcolina, glutamato, GABA e outros.  

BMF-724 – Métodos de Ensaio em Farmacologia Cardiovascular
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Metodologia da pesquisa de substâncias com potencialidade de ação no coração e vasos. Técnica de Langendorff, músculo papilar isolado, tensão isométrica em artéria e veia, registro de pressão arterial e eletrocardiograma in vivo, “skinned fiber” e registro de corrente.

BMF-726 – Métodos de Ensaio em Neurofarmacologia
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Ensaio de substâncias com atividade anticonvulsivante, sedativa, hipnótica, ansiolítica e anestésica. Método de investigação do aprendizado e memória. Métodos eletrofisiológicos aplicados à pesquisa da atividade de células localizadas no sistema nervoso central.

BMF-727 – Tópicos especiais V
Carga Horária: 15 horas – 1 crédito

Ementa: Disciplina eletiva oferecida ocasionalmente, quando se pode aproveitar a presença de pesquisador(es) externo(s) para elaborar um programa de atividades relacionadas ao programa de PG.

BMF-735 – Binding, Receptores e Screening
Carga Horária: 90 horas – 6 créditos

Ementa: Estudo de receptores farmacológicos através da ligação de moléculas radioativas. Estudo no equilíbrio (direto e por competição) e cinéticas de associação e dissociação. Receptores múltiplos, cooperatividade positiva e negativa. Aspectos teóricos e considerações práticas. Demonstração prática com análise computadorizada dos resultados. Regressão não-linear. Ensaios de binding para screening de novas moléculas.

BMF-736 – Métodos de Estudo do Processo Inflamatório e Dor
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Seminários e aulas práticas expositivas sobre técnicas clássicas de estudos do processo inflamatório (edema, pleurisia, permeabilidade vascular, migração) e processo doloroso (retirada da cauda, placa quente).

BMF737 – Tópicos Especiais em Química Medicinal IV
Carga horária: 15 horas – 1 crédito

Ementa: A disciplina tratará, na carga horária indicada, de temas avançados em química medicinal através de professores convidados, especialistas em tópicos especiais da disciplina.

BMF-738 – Tópicos Especiais em Química Medicinal V
Carga horária: 20 horas – 2 créditos

Ementa: A disciplina tratará, na carga horária indicada, de temas avançados em química medicinal através de professores convidados, especialistas em tópicos especiais da disciplina.

BMF-739 – Tópicos Especiais III
Carga horária: 30 horas – 2 créditos

Ementa: Disciplina eletiva oferecida ocasionalmente, quando se pode aproveitar a presença de pesquisador(es) externo(s) para elaborar um programa de atividades relacionadas à PG.

BMF740 – Tópicos Especiais III – Aspectos imunofarmacológicos de receptores purinérgicos no tratamento e prevenção de doenças crônicas degenerativas

Carga Horária: 30 horas – 2 créditos

Ementa: Inúmeros estudos revelam a participação da sinalização purinérgica em doenças crônicas de alta prevalência relacionadas à inflamação, tais como, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, câncer e doenças neurodegenerativas. Neste sentido, alguns antagonistas de receptores purinérgicos já são utilizados clinicamente, e há outros em desenvolvimento. Portanto, o entendimento dos mecanismos purinérgicos envolvidos na patogênese é de crucial importância para o desenvolvimento de novos fármacos e potencial aplicação na clínica.  Aulas teóricas, apresentação e discussão de artigos científicos com avaliação escrita.

 

BMF741 – Tópicos Especiais IV: Química Biorgânica no desenho e ação de fármacos

Carga Horária: 45 h – 3 créditos

Ementa: Revisão de conceitos de Química Orgânica, Estrutura Molecular, Estereoquímica, Acidez e Basicidade; Descoberta, Desenho e Desenvolvimento de Fármacos: Conceito de composto Líder, Descoberta sem um Líder e abordagens empíricas para a descoberta de um novo Líder. Metabolismo de Fármacos. Pró-Fármacos e Sistemas de Liberação; Desenvolvimento de compostos líderes através de abordagens racionais: Otimização da potência de líderes. Otimização da biodisponibilidade Oral; Desenho de Fármacos Auxiliado por Computador; Desenho de Fármacos Baseado no Ligante: Estudos Quantitativos da Relação Estrutura-atividade (QSAR); Desenho de Fármacos Baseado no Alvo: Teorias de interação fármaco-receptor, Determinação da Afinidade Ligante-Alvo; Desenho de Fármacos Baseado na Estrutura do Alvo: Interações intermoleculares, Biologia Molecular Estrutural, Modelagem por Homologia, Docking; Estudo de casos: Receptores, inibidores enzimáticos, agentes interagindo com DNA  

BMF742 – Curso Prático de Farmacologia

Carga Horária:  15 h – 1 crédito

Ementa: Aulas práticas de farmacologia para alunos de graduação de instituições de ensino, públicas e privadas. As aulas são ministradas por alunos da PG do programa.

BMF-743 – Inflamação e Sinalização Celular
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Sinalizadores de processos inflamatórios: eicosanóides, citocinas, óxido nítrico. Fatores de crescimento celular. Processos de adesão celular: moléculas de adesão, integrinas.

BMF744 – Divulgação Científica I

Carga Horária: 60 horas – 4 créditos

Ementa: se propõe a preparar material de divulgação em tópico a ser escolhido e apresentar o tema em escolha da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

BMF-745 – Farmacologia Vascular
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: O curso aborda a farmacologia da célula endotelial e do músculo liso vascular, incluindo a regulação da produção de óxido nítrico, e dos mecanismos de contração e relaxamento vascular. Tópicos: Óxido Nítrico, Óxido Nítrico sintase, cálcio, músculo liso vascular, canais iônicos, GMPc, cultura de células, microscopia confocal, permeabilidade vascular, resistência vascular periférica.
OBS: A disciplina, de caráter teórico-prático, aborda várias técnicas para o estudo da sinalização endotelial e do miócito vascular, com ênfase na aplicação farmacológica.

BMF746 –  Farmacologia dos Receptores Metabotrópicos

Carga Horária: 45 horas – 03 créditos

Ementa: A disciplina tem por objetivo o estudo de receptores acoplados à proteína G/7TM, abordando estrutura, tipos, e distribuição. Também são abordados lipídios bioativos, proteínas cinases, sinalização celular via canônica e não-canônica, e seletividade funcional.

BMF-747 – Highligts in Medicinal Chemistry
Carga Horária: 15 horas – 1 crédito

Ementa: The proposal of this discipline is to learn diferente actual hot topics of medicinal chemistry and drug design and Discovery process through the presentation of lectures by international invited speakers or visiting professors.

BMF-748 – Seminários do Laboratório de Farmacologia Bioquímica do Tecido Muscular
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: apresentação e discussão semanal de artigos científicos publicados em revistas internacionais sob a coordenação do responsável pela disciplina. Os objetivos principais são: atualização, integração, desenvolvimento do pensamento científico no que diz respeito ao íon Ca+2 em diferentes tecidos biológicos.

BMF749 - Drug Develop Approval Process
Carga Horária: 30 horas – 2 créditos


Ementa: The proposal of this discipline is to learn about the complex process of new medicine development and registration.

BMF-751 – Doenças Neurodegenerativas
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Conceitos gerais sobre doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas e princípios gerais de testes comportamentais aplicados à pesquisa científica.

BMF-761 – Seminários em Neurofarmacologia
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Apresentação e discussão de trabalhos científicos publicados em revistas especializadas internacionais. Apresentação de resultados originais sob a forma de seminários seguidos de debate. Seminários de atualização e revisão.

BMF762 – Redação de trabalhos científicos

Carga Horária: 45 horas – 3créditos

Ementa: Aborda aspectos relevantes do formalismo na redação de relatórios, dissertações, teses e artigos científicos de distintas formas.

BMF-763 – Metodologia Científica
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Aborda aspectos relacionados aos métodos científicos e ética nas ciências.

BMF-765 – Química Medicinal
Carga Horária: 90 horas – 6 créditos

Ementa: Trata dos aspectos moleculares e da sua relação estrutural com biomacromoléculas da biofase visando o conhecimento da relação entre estrutura química e atividade terapêutica.

BMF767 – Estrutura Química e Propriedade Farmacocinética de Fármacos

Carga Horária: 30 horas – 2 créditos

 

Ementa:  Introduzir a visão crítica sobre a relação estrutura química e farmacocinética de compostos bioativos. Estratégias de previsão e otimização das propriedades farmacocinéticas de candidatos a fármacos. Estudo das propriedades ADMET.

BMF-768 – Estrutura Química e Propriedades Farmacodinâmica de Fármacos
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: A disciplina visa proporcionar a compreensão a nível estrutural e molecular do processo de reconhecimento do fármaco por seu biorreceptor e a aplicação desse conhecimento no processo de descoberta racional de fármacos, com enfoque para as etapas de planejamento e otimização de protótipos.

BMF-769 – Estrutura e Estereoquímica de Fármacos
Carga horária: 45 horas - 3 créditos


Ementa: A disciplina visa introduzir os conceitos de estereoquímica e a compreensão das relações entre os fatores estruturais e a atividade biológica de fármacos, incluindo o estudo dos aspectos conformacionais envolvidos no reconhecimento molecular pelo biorreceptor alvo.

BMF-770 – Métodos de Análise da Estrutura de Fármacos
Carga Horária: 30 horas – 2 créditos

Ementa: Disciplina equivalente ao estudo dos métodos físicos espectroscópicos úteis à caracterização estrutural de substâncias orgânicas.

BMF773 — Uso de animais em Experimentação

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Princípios éticos para o uso de animais em pesquisa. Cuidados de manutenção e manuseio de animais no laboratório e em biotérios. Analgesia, anestesia e eutanásia em animais de experimentação.

BMF775 – Seminários de Química Medicinal

Carga Horária: 15 horas – 1 crédito

Ementa: A disciplina tratará de tópicos atuais relacionados à química medicinal através de apresentações formais de seminários.

BMF-776 – Princípios de Química Medicinal
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Aspectos básicos do reconhecimento molecular de substâncias bioativas e dos seus efeitos terapêuticos.

BMF777 – Tópicos Especiais em Química Medicinal

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: A disciplina tratará de novos aspectos da química medicinal relacionados às razões estruturais da atividade de moléculas bioativas.

BMF-779 – Seminários Química Medicinal II
Carga Horária: 90 horas – 6 créditos

Ementa: A disciplina tratará de temas avançados de química medicinal através de professores convidados, especialistas em tópicos especiais da disciplina.

BMF-780 – Tópicos Especiais em Química Medicinal III
Carga Horária: 180 horas – 12 créditos

Ementa: A disciplina tratará, na carga horária indicada, de temas avançados de química medicinal através de professores convidados e especialistas em tópicos especiais da disciplina.

BMF781 – Seminários do Laboratório de Farmacologia das Toxinas

Carga Horária: 30 horas – 2 créditos

 

Ementa: Apresentação de artigos científicos relevantes aos projetos em andamento, à formação acadêmico-científica dos estudantes nas diferentes áreas de biociências. Apresentação de resultados científicos obtidos que tenham impacto na formação acadêmico-científica.

BMF-785 – Bases Moleculares do Metabolismo de Fármacos
Carga Horária: 90 horas – 6 créditos

Ementa: Capacitar e proporcionar as bases moleculares do processo de metabolismo de xenobióticos com enfoque nas etapas de biotransformação e a compreensão da importância e aplicação do metabolismo no processo da descoberta de fármacos.

BMF786 – Princípios da Síntese de Fármacos
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Visa proporcionar os princípios básicos da síntese de fármacos abordando exemplos selecionados ao longo das últimas décadas de acordo com seu caráter inovador em termos estruturais e farmacológicos.

BMF-787 – Técnicas Computacionais no Desenho de Fármacos
Carga Horária: 75 horas – 4 créditos

Ementa: Esta disciplina objetiva introduzir alguns conceitos e técnicas modernas para o desenho de fármacos utilizando a química computacional, tais como QSAR, Docking e dinâmica molecular.

BMF-790 – Seminários do Centro
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: O aluno deverá participar dos seminários nos diversos Departamentos do Instituto de Ciências Biomédicas, perfazendo um total de 25 seminários. Neste tipo de atividade, o aluno poderá obter no máximo 3 créditos (45 horas) durante todo o período do curso de Mestrado.

 

BMF791 – Tópicos Especiais I – Sinalização Celular no Câncer

Carga Horária: 30 horas – 2 créditos

 

Ementa: Estudo dos mecanismos de sinalização celular no câncer, como receptores, mensageiros e efetores intracelulares. Sinalização celular em várias situações fisiológicas e no câncer como proliferação e diferenciação celular, apoptose e migração. Visa estudar principalmente as diferentes vias de sinalização que participam na regulação da migração de células tumorais e seu envolvimento no processo de metástase, bem como analisar aspectos básicos da organização estrutural de células neoplásicas e a participação de componentes do citoesqueleto no estabelecimento da polaridade celular, na adesão célula-célula e na migração celular.

BMF-793 – Farmacologia das Toxinas Ofídicas
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Estudo do efeito de componentes de venenos de serpentes nos sistemas biológicos, a saber: componentes com atividade fosfolipase, atividade proteolítica, colinesterásica, miotóxica e neurotóxica. A relação estrutura-atividade, o antagonismo deste efeito por diferentes moléculas de origem natural ou sintética. Os modelos experimentais deste estudo in vitro e in vivo.

BMF-794 – Farmacologia Acoplamento Excitação-Contração
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Morfologia comparativa entre os tecidos musculares esquelético, cardíaco e liso. Mecanismos básicos de excitação da membrana celular de tecidos musculares. Receptores da dihidropirina: Função e estrutura. Estrutura e regulação do canal – receptor da rianodina do retículo sarcoplasmático. Mediadores intracelulares envolvidos na contração muscular. Mecanismos da regulação da concentração intracelular de cálcio.

BMF-795 – Farmacologia do Óxido Nítrico
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: O curso visa dar conhecimento sobre as ações do Óxido Nítrico nos sistemas cardiovascular e de defesa do organismo. Nas aulas práticas serão avaliados e observados a produção do Óxido Nítrico em diversas situações.

BMF-797 – Farmacologia das Ca+2-ATPases
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Reconhecer a participação das (Ca+2-Mg+2) ATPases no controle da concentração de Ca+2 intracelular. Comparar as ATPases transportadoras de Ca+2 classicamente descritas em mamíferos, com aquelas identificadas em parasitas. Uso dos inibidores específicos da SERCA isoformas em diferentes metodologias experimentais.

BMF-798 – Regulação do Ca+2 Intracelular
Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

Ementa: Mecanismos de transporte de Ca+2 através do sarcolema. Receptor de rianodina no retículo sarcoplasmático. Transporte de Ca+2 pelo retículo sarcoplasmático (SERCA). Receptor do IP3. Doenças que afetam a regulação de Ca+2 intracelular.

 

BMF808 – Pesquisa de Tese de Doutorado

Carga Horária: 0 horas – 0 créditos

Ementa: Trabalho individual de pesquisa sob supervisão do orientador acadêmico. Cadeira obrigatória para alunos com créditos de disciplinas já concluídas e que pretendam apresentar Tese para obtenção de Diploma de Doutorado.

Código da Turma: 8674

 

BMF814 – Treinamento de Orientação científica

Carga Horária: 45 horas – 3 créditos

 

Ementa: Treinamento em orientação de estagiários de laboratório para alunos de Doutorado. Atividade supervisionada e avaliada pelo docente orientador, que deve ser o responsável institucional pelo estagiário.

Fale Conosco:

Fone: +55 (21) 3938-6480

E-mail coordenaçãoicbppgfqm@gmail.com

E-mail secretaria: posgradpfqm@gmail.com

Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L - CCS/UFRJ - Rio de Janeiro (RJ), CEP: 21941-902